Final World Cup: Arena na Copa France X Croatia

Arena na Copa é uma disputa entre os professores do ETAC André Kler e Luiza Reis. Cada um defenderá um pais adversário em jogos clássicos da Copa do mundo. Eles apresentarão a Cultura desses países, curiosidades, gastronomia, e muito mais. E você irá decidir após ler o artigo, qual professor defendeu melhor o pais e marcou o gol do duelo. Entre em campo, esse é o Arena na Copa!


CHEGAMOS NA FINAL E AI? 
Vai dar  França ou Croácia. Vamos a disputa lendária de hoje!


A Catedral de Notre-Dame de Paris, por Andre Kler



Uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome Notre-Dame – Nossa Senhora), situa-se na praça Paris, na pequena ilha Île de la Cité em Paris, França, rodeada pelas águas do Rio Sena.

A catedral surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da alta sociedade, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual.

A arquitetura gótica substituiu as paredes grossas das igrejas românicas por colunas altas e arcos capazes de sustentar o peso dos telhados. Como consequência, os edifícios góticos ganharam um aspecto mais leve, e as janelas, mais amplas e altas, foram decoradas com belos vitrais coloridos que filtravam a luz natural, e com isso, criavam um "clima" de misticismo em seu interior.





A CATEDRAL DE ZAGREB NA CROÁCIA, por Luiza Reis


É 100% certo que quem tem planeada uma visita a Zagreb incluiu a catedral no seu itinerário. É que, para além de ser um verdadeiro símbolo da capital croata, o edifício é tão alto que as suas duas torres são visíveis de praticamente qualquer ponto da cidade. É tido como o mais sublime exemplar gótico (do tipo sagrado) a sul dos Alpes. É comum ler-se que a Catedral de Zagreb é dedicada à Assunção da Virgem Maria e a dois reis, Santo Estêvão e São Ladislau. No entanto, ao contrário do que daqui se depreende, o Rei Estêvão não foi o primeiro santo patrono deste edifício. Foi inicialmente Ladislau que converteu a igreja já ali existente em catedral (ao que tudo indica, em 1094), por ocasião da fundação da diocese de Zagreb. Só no século XII é que se começou a construir de raiz uma catedral, que ficou finalizada no ano de 1217.


E ai? Quem ganhou a copa cultural? Prof Kler ou Profa Luiza?

#ArenanaCopa #WorldCup #copa2018 #russia #frança #croacia #brasil #football #game #fifa #cup #fifaworldcup #mundial #vaibrasil  #Brasil #WorldCup2018 #Neymar #paisdofutebol 

Postagens mais visitadas