Arena na Copa: Rússia x Croácia


Arena na Copa é uma disputa entre os professores do ETAC André Kler e Luiza Reis. Cada um defenderá um pais adversário em jogos clássicos da Copa do mundo. Eles apresentarão a Cultura desses países, curiosidades, gastronomia, e muito mais. E você irá decidir após ler o artigo, qual professor defendeu melhor o pais e marcou o gol do duelo. Entre em campo, esse é o Arena na Copa!

Russia x Croacia. Vamos a disputa lendária de hoje!


A Lenda da Matrioska, por Andre Kler
Era uma vez em carpinteiro russo chamado Serguei, que ganhava a vida talhando belos objetos de madeira. instrumentos musicais, brinquedos… Todas as semanas, ele enfrentava o frio do bosque para buscar madeira e assim construir novos objetos. Uma certa manhã ao sair para recolher a madeira, so encontrou madeira úmida que só servia para fazer fogo. Cansado, dediciu retornar para casa quando no caminho de volta, viu um tronco de madeira maravilhoso. Decidiu fazer uma boneca. A boneca ficou tão linda que ele não quis vende-l: "Vai me fazer companhia e se chamara Matrioska” Todos os dias ele conversava com a boneca. Até que um dia ela respondeu: “Bom dia Serguei”. O carpinteiro se surpreendeu, mas ao invés de sentir medo ele se sentiu feliz por ter alguém com quem conversar. Com o tempo, o carpinteiro percebeu que Matrioska estava triste e lhe perguntou o que estava acontecendo. Ela lhe respondeu que via que todo mundo tinha um filho ou filha e ela desejava ter um. “Terei que te abrir e isso será doloroso” – respondeu Serguei.  E ela disse: “Na vida, as coisas importantes requerem um pequeno sacrifício”. E sem pensar  duas vezes ele talhou uma réplica, menor e lhe chamou de Trioska. Ela já não se sentia mais sozinha. O instinto maternal se apoderou também de Trioska e Serguei concordou que está também teria um filho, se chamaria Oska. Mas Oska também queria um decendente. O carpinteiro contou que dessa vez a madeira poderia originar uma boneca má. Oska não desistiu. Após pensar, ele talhou um boneco, bem pequeno e com bigode e lhe batizou de Ka. E o colocou em frente ao espelho e disse: “Você é um homem, não pode ter filhos!” Então colocou Ka dentro de Oska. A Oska dentro da Trioska e a Trioska dentro da Matrioska. Um dia, misteriosamente, Matrioska desapareceu com toda sua família dentro. Serguei ficou desolado.




A lenda de Jure Grando, por Luiza Reis
Jure Grando é sem dúvida o vampiro mais antigo registrado na Europa, com nome e sobrenome, assegurou ao jornal o escritor croata Boris Peric. Peric reconstruiu em seu romance Vampiro os dados históricos, assim como a lenda popular sobre o vampiro Grando e seu voluptuoso e perverso apetite sexual. Ele afirma que Grando, mau já em vida, aterrorizou após morrer, como vampiro, durante 16 anos seus vizinhos de Kringa e especialmente sua viúva, até que, em uma noite de 1672, vários homens se juntaram para retirar seu cadáver do túmulo e lhe cortar a cabeça. Tudo isso, segundo Peric, foi registrado e anotado pelo cronista esloveno Janez Vajkard Valvazor, e inspirou escritores como Byron, le Fanu e Stoker (autor do Conde Drácula). Na pequena localidade de Kringa, em Istria, existe o café Vampiro, onde são servidos coquetéis "vampiros" e o vinho "Jure Grando". Além disso, a cada mês são realizados encontros de literatura sobre vampiros e outros eventos. O túmulo de Grando não foi preservado mas, segundo Peric, há um túmulo em Kringa que "ninguém nunca toca nem registra nos papéis ou planos", que deve ser o seu. Peric acredita em vampiros e considera que sua versão moderna mais comum são os "fastidiosos sugadores da energia vital alheia que cada um de nós conheceu ao menos uma vez".





E ai? Quem fez o gol de hoje? Prof Kler ou Profa Luiza?


#ArenanaCopa #WorldCup #copa2018 #russia #croacia #brasil #football #game #fifa #cup #fifaworldcup #mundial #vaibrasil  #Brasil #WorldCup2018 #Neymar #paisdofutebol 

Postagens mais visitadas