Arena na Copa: Espanha x Russia


Arena na Copa é uma disputa entre os professores do ETAC André Kler e Luiza Reis. Cada um defenderá um pais adversário em jogos clássicos da Copa do mundo. Eles apresentarão a Cultura desses países, curiosidades, gastronomia, e muito mais. E você irá decidir após ler o artigo, qual professor defendeu melhor o pais e marcou o gol do duelo. Entre em campo, esse é o Arena na Copa!


Hoje tem Espanha x Rússia. Vamos a disputa cinematográfica!


Almodovar, seus estilos, seus pupilos, por André Kler
Se vamos hablar de espana...
Si el Almodóvar.
Se vc quer ver um filme com um tom hispânico quente, chama esse cineasta, ele revolucionou os puritanos do teatro, cinema e tv espanhola.
 Suas histórias cheias de erotismo, Almodóvar é espanhol, caliente, e nunca uma história sua será comum. Mulheres à beira de um ataque de nervos, de 1990, foi o primeiro sucesso internacional de almodovar, inclui em seus filmes temática homosexual, sexo, drogas e elementso de contra-cultura. Penelope Cruz é uma de suas atrizes favoritas, presentes em alguns de seus filmes. Almodóvar é considerado o responsável por popularizar Banderas fora da Espanha, em especial em Hollywood. Durante o final dos anos 1980 e início dos 1990 Antonio Banderas era conhecido em boa parte do mundo como "o cara dos filmes do Almodóvar".



A montagem dialética de SERGEI EINSENTEIN, por Luiza Reis

Serguei Eisenstein foi um dos mais importantes cineastas soviéticos. Relacionado ao movimento de arte de vanguarda russa, participou ativamente da  da consolidação do cinema como meio de expressão artística. Notabilizou-se por seus filmes mudos A Greve (1924), O Encouraçado Potemkin e Outubro (1927), assim como os épicos históricos:  Alexandre Nevski e Ivan, o Terrível. Sua obra influenciou fortemente os primeiros cineastas devido ao seu uso inovador de escritos sobre montagem. Para Eisentein o centro do filme é a montagem. No cinema a seqüência de fotograma, sucessão de planos, os fotogramas geram um rastro no olhar, que cria a ilusão de movimento. A montagem de Eisentein é sensorial e intelectual e só está completa na cabeça do expectador. Como ele vai reagir? A montagem dialética está relacionada as imagens do filme, que não funcionam isoladamente. Duas imagens dialogam entre si com a intenção de criar uma imagem mental no expectador. Usa-se choque de diferenças. Quanto mais diferenças, maior o choque. Seus fragmentos e partes são desconstruídos e reconstruídos durante todo o filme. Não são entendidos isoladamente, mas juntos passam a mensagem. Na mente do expectador, as imagens se acumulam na memória. O filme só está pronto depois que o expectador assiste. E é necessário um esforço mental do expectador para interpretar o filme. O personagem principal é a massa. Eisentein pega o todo pela parte. O policial representa a polícia. Uma pessoa, representa o povo todo. Usa muita metáfora. Câmera com ângulos diferentes. Enquadramento expressionista. Corte rápido. Quebra de espaço. Triângulos na montagem. Tudo é construído de maneira muito gráfica. Não tem ponto de vista. Isola um personagem na cena para emocionar. O governo está em imagens estáticas e o povo em movimento. Usa super close. Que é muito comum atuamente em clips musicais e na publicidade. 

Assista o Encouraçado Potemkin filme que possui a clássica cena da escadaria de Odessa. Um marco da história do cinema.














E ai? Quem fez o gol de hoje? Prof Kler ou Profa Luiza?


#ArenanaCopa #WorldCup #copa2018 #russia #espanha #brasil #football #game #fifa #cup #fifaworldcup #mundial #vaibrasil  #Brasil #WorldCup2018 #Neymar #paisdofutebol 

Postagens mais visitadas