Maquiagem de teatro não é Pasta d’agua!


 Ao contrário do que muitos pensam a maquiagem de teatro não se resume só em Clown (Maquiagem cremosa de alta performance para fins artísticos), vai muito além disso! 
  
Apesar de não demandar tanto tempo como a montagem de um cenário complexo, ela também se torna imprescindível dentro do espetáculo, como em uma maquiagem social por exemplo, pois, pode ser usada para retirar do brilho da pele do ator que atrapalha a iluminação, o que é fundamental ao bom andamento da peça. 

Muitos quando ouvem falar de maquiagem de teatro lembram apenas do branco da pele do clown ou pancake do mimo, mas a maquiagem de teatro vai além disso é a personalização de cada interprete. Ajuda na cronologia daquele personagem que existem em peças onde o ator pode ir envelhecendo e para que fique mais real utiliza-se o recurso da caracterização de envelhecimento. 

Não é tão rápido, nem tão fácil caracterizar o personagem. O maquiador faz uma pesquisa inclusive buscando os ascendentes do ator ou atriz, fazendo com que o envelhecimento fique de forma perfeita e assimétrico ao rosto do ator/atriz no futuro. Assim como também busca informações do personagem.  Precisa saber qual a idade, onde trabalha, onde viveu, onde cresceu, qual o tipo de renda social, onde mora? Na cidade ou no campo, portanto, não é tão fácil chegar e maquiar simplesmente! O maquiador teatral tem que ter a delicadeza, a essência e buscar a excelência. Não tem como uma maquiagem que duraria 40 minutos ou 1 hora ficar perfeita ao ser realizada em 10 minutos. Cabe ressaltar que na maioria das vezes a maquiagem está atrelada ao figurino. 

croqui
Outro recurso muito bom é o croqui afim de não desperdiçar produtos na hora de passar a ideia para um diretor ou líder. Alias, o croqui é uma ferramenta muito boa para o maquiador teatral, principalmente o maquiador teatral cristão, uma vez que a maioria dos grupos não possuem recursos financeiros para comprar produtos, especialmente os usados para maquiagem de caracterização de postiços e feridas cênicas que são extremamente caros no mercado, alguns até importados.

De acordo com a proposta estética do espetáculo a maquiagem teatral pode ser usada em qualquer forma de encenação e contribuir para a construção da cena diretamente na pele do ator.



Devemos então parar de pensar que a maquiagem teatral se resume apenas no uso do clown, busquemos ampliar nossa mente e criatividade, para o engrandecimento de nossa apresentação, levando o melhor para nosso público, dando o nosso melhor para Deus!

Até!

Profa Marcia Menezes
Contatos:
puffmarc@hotmail.com
whatsapp :  21 983517768
-------


A prof Marcia estará ministrando workshop de maquiagem dia 4 de agosto de 2018 no Rio de Janeiro. Assista ao vídeo abaixo.
Informações: whatsapp 21 98755-0316


Especializada em Maquiagem Artística e Cênica. Formada em Administração, Maquiagem Cênica e Caracterização – EAT Paulo Falcão, estudante de Direito.
Professora de maquiagem da ETAC – Escola de teatro Arena de Cristo, Maquiadora do grupo Teatral Plenitude ADCG, 
Proprietária, Diretora e maquiadora da empresa Marpuff Makes. Dirigiu e coordenou a equipe de maquiagem na apresentação “Haja Luz”, Paixão de Cristo, Apresentação peça da Cristolândia, Apresentação de Natal infantil na Igreja Batista Atitude, Maquiou em companhias teatrais tais como Cia de Teatro Carioca, Ministério de teatro Shekináh IBNF, apresentou Workshop em diversos municípios do RJ.

Postagens mais visitadas