Em épocas de exageros: o teatro cômico na corte francesa do século XVII

Bon jur!

Ao falarmos de comédia, podemos dizer que o gênero esteve diante de vários momentos de glória, desde as eras das festas dionisíacas, aonde existia o escárnio aos líderes vigentes, até mesmo na Roma e as comédias de Plauto, foram momentos de grande euforia na história da comédia.

O apogeu na Europa moderna, foi sem dúvidas na França palaciana, a sociedade de corte que vigorava, acabou refletindo nos padrões de interpretação e de dramaturgia.

Vamos chamar de épocas de exageros, porque foi exatamente na França que o antinaturalismo interpretativo veio tomando suas essências.


Era um período de grandes exageros na voz, na cenografia, costumo dizer aos meus alunos que Paris cabia dentro de um palco naquela época, de tanto rigor  que eles tinham com os espetáculos.

Moliére
O teatro nessa época era um elemento de elitização e burguesa, a alta corte consumia as operas, os espetáculos cômicos, os textos de racine, cornele, Moliére entres outros.

O maior nome da comédia francesa é com certeza ele, o seu espetáculo Tartufo, pois ele era dramaturgo, revelava o espírito hipócrita da sociedade francesa, a religiosidade, a avareza.

Moliére, junto com outros importantes teatrólogos da época, vao abrindo caminho para a profissionalizacao do ator.

Os maiores clássicos na época eram montados, sem contar na influência greco romana.

Esse exagerado estilo, com pompas, vida de luxo, vai imprimir no teatro ocidental o caráter elitista e feito para as camadas de cima.

Superficial.
Dramaticamente exagerado.
Textos com a métrica super exigente.
Uso de cenários ultra realistas.

Todo esse movimento, que dura por mais de 300 anos na França, só começará a receber profundas no século 19 para o 20, aonde o racionalismo vai influenciar os pensadores da época.

A primeira atriz mulher remete dessa época, a profissionaliçao do teatro.

É o momento que o Teatro rompe suas relações com o povo, e vai ser o espelho da corte absolutista.

André kler
(Especialista em comédia. Coord.ensino e pesquisa ETAC)





Postagens mais visitadas