A importância da pesquisa para a interpretação



Dedico este artigo a todos meus alunos e em especial a Cia Teatral Atuando com Jesus (Lajeado no RS), pela inspiração.

Quando a gente pensa em interpretação de um personagem no teatro, a gente acha que basta decorar um texto.

O que eu tenho reparado, ao longo de tantos anos fazendo teatro na igreja é que apesar dos atores do grupo se dedicarem a decorar o texto, falta “alma” naquele personagem. Muitos papéis ainda são feitos de maneira robotizada,  são personagens robotizados, personagens que não demonstram personalidade ao público.

Antes de tudo não podemos esquecer que o ator é um pesquisador.

Inclusive aqui na nossa escola ETAC no Rio de Janeiro, incentivamos e até chamamos nossos alunos de atores pesquisadores. A importância da pesquisa no teatro é que ela contribui muito, inclusive para a interpretação.

Pense comigo, para se interpretar um personagem é necessário primeiro entender a personalidade dele. Então é preciso que o ator faça um trabalho de pesquisa e mergulhe profundamente na personalidade de seu personagem.

Ainda que não exista nenhuma informação sobre a personalidade do personagem no texto, o ator precisa inventar. Sim! O ator pode criar uma história (ainda que seja uma história para ficar na sua mente) para aquele personagem.

O ator irá buscar ou criar informações de seu personagem, desde: Nome, Idade, Sexo, Raça, Nacionalidade, Classe Social, Escolaridade, Nível cultural, Profissão, hábitos, saúde, quando e onde vive ou viveu, contexto histórico, localização geográfica.

Questões como: Como era na infância? Histórico Familiar, Fatos do Passado, Filosofia de vida, Ideologia política, ideais, religião, vícios e desvios de conduta. 

Pensem em situações desde quando o personagem nasceu até o que ocorreu para que ele chegasse ao ponto em que está agora na Trama.  

Ainda que essas “respostas” não sejam mostradas ao público, esse trabalho de pesquisa, ajuda o ator a decifrar a personalidade, a pensar e compor seu personagem.  

Esse “mergulho” é necessário.  Um trabalho de pesquisa bem feito, permite ao ator entender seu personagem. Se para você esta tarefa era complicada, eis aí a minha dica de Interpretação para quem está interessado em melhorar a sua maneira de representar um personagem.

Espero que esse texto tenha te ajudado. Se fez sentido pra você, compartilhe com seu grupo, deixe seu comentário e sugestões de temas para os próximos artigos.


Luiza Regina Reis

Coordenadora ETAC
luizareginareis@bol.com.br
whats app 21 98755-0316

Postagens mais visitadas