Conheça um dos mais conceituados centros de treinamento em missões do Brasil: Milla

Entrevistamos Pedro Romeiro, diretor geral da Missão Intereclesiástica de Libertação, Louvor e Adoração, de São José do Rio Preto (SP),uma agencia missionária que tem mais de 20 atores/ministros, de várias denominações que possui sua própria escola de teatro e que acredita que o teatro é uma ferramenta importantíssima de evangelização e proclamação do Evangelho, desde que feito com qualidade e comprometimento. Senhoras e senhores: MILLA!




PORQUE MILLA?
Bem, o nome Milla é devido à sigla da instituição (Milla Missões, em que M.i.l.l.a. significa “Missão Intereclesiástica de Libertação, Louvor e Adoração”. A fusão formando o apelido “Millagres” é uma analogia aos milagres que Deus opera e que estamos prontos para servi-lo para o cumprimento desses milagres.




COMO FUNCIONA A MILLA?
Somos uma agência missionária, um CTM (Centro de Treinamento em Missões) e dentro desse CTM temos a Cia MILLA de Artes, ou simplesmente Millagres, que é um dos nossos ministérios e seguramente o mais conhecido.

A MILLA SURGIU DE UMA MANEIRA UM TANTO PECULIAR, CONTA PRA GENTE ESSA HISTÓRIA.
Tudo começou em 28/12/2002 no aniversário de 6 anos de minha filha, ocasião em que decidimos montar a peça “A Criação do Mundo” para apresentar na sua festinha. Foi emocionante e, haviam pastores naquele dia. Uma pastora, assistindo aquela peça se comoveu e nos convidou a apresentar num acampamento de final de ano de sua igreja. Dia 31/12 daquele ano fizemos nossa segunda ministração. A partir daí nunca mais parou de chegar convites para nós e até hoje essa peça está em temporada. Com a meninada crescendo surgiu a necessidade de ampliarmos nosso teatro para o publico adulto, surgindo o grupo MILLAgres, que hoje é respeitado e reconhecido não só em nossa região, mas em todo estado.



VOCES REALIZAM UM MEGA EVENTO ANUAL DE TEATRO. FALA UM POUCO SOBRE ISSO PRA GENTE.
Realizamos desde 2008, anualmente, o FESTEV – festival de teatro cristão que reúne companhias de diversas regiões do país. O FESTEV tem como proposta, três vertentes muito importantes. A primeira, como arte, levar o público cristão ao teatro, algo ainda muito distante a muitos, por questões de hábitos, cultura, tempo e até mesmo um certo preconceito. Com isso, o FESTEV vem para derrubar tais barreiras, mostrando ao público cristão que o teatro e a dança, se feitos com qualidade e técnica, pode, sim, ser um poderoso instrumento de Deus para alcançar vidas e também para adorá-lo. Para isso, nos preocupamos muito com os espetáculos que iremos trazer. Analisando textos e desempenhos para que tudo ocorra de forma que não saiam dele correntes heréticas com relação às mensagens, bem como decepção com uma possível má qualidade de um espetáculo. Como segunda vertente, temos o trabalho social. O FESTEV é um evento 100% sem finalidades lucrativas. Seu propósito é realizar um trabalho social impactante. Por isso não há cobrança de ingressos no festival. Esses são trocados por alimentos que são repassados a instituições que cuidam de pessoas carentes. Numa parceria com a Prefeitura Municipal, pelo segundo ano consecutivo o FESTEV doará seus alimentos ao FUNDO MUNICIPAL DE SOLIDARIEDADE. Além disso o FESTEV traz mensagens que falam de Deus. E assim como Deus nos ensinou, fazemos do FESTEV um evento sem distinção de qualquer corrente de fé. Por isso, o festival não defende alguma religião específica, mas apenas a fé em Jesus Cristo com único e suficiente salvador. Ele procura levar uma mensagem que fale de Deus para todos aqueles que se interessam por esse assunto, independente da sua crença. Dessa forma cumpriremos a terceira vertente que é a de trazer uma mensagem impactante e de amor a todos.

E A ESCOLA DE TEATRO DA MILLA?
Oferecemos cursos de MISSÕES URBANAS - TEATRO - DANÇA. Nossa missão é Treinar, capacitar, preparar e discipular jovens e adultos para a ceifa na seara da Grande Comissão. É um programa de treinamento básico preparatório visando o desenvolvimento para o campo missionário, em Missões Urbanas e Transculturais.

VOCÊS SE ACHAM PREPARADOS PARA ESTAR NO MINISTÉRIO TEATRAL CRISTÃO?
Bem, creio que os quase 13 anos de estrada e os resultados alcançados nos dão esse sentimento de estarmos no caminho. Preparados? Não seria talvez a expressão mais exata, pois estamos em constante aprendizado e preparação.



QUAIS AS PEÇAS ENCENADAS PELA MILLA?
Somente a Cia Millagres já encenou as peças: “Subitamente Morto”; “O Caixeiro do Agreste”; “Praise”; “Olá, Humanidade”; “Reforma”; “AI-5”; “Perseguidos”; “O que será?”; “Unidade”, e outras de menor alcance. Todas de nossa autoria. Somente ministramos peças de nossa autoria.



HOUVE UM MOMENTO QUE A MILLA PRECISOU RECOMEÇAR, CONTA PRA GENTE.
Foi em 2009 quando Deus nos revelou que nosso grupo havia mudado o foco e não estava agindo como ministros de Deus, mas sendo atores e atrizes que falavam de Deus. Falou no nosso coração (eu e minha esposa) que deveríamos conduzir esse grupo de volta ao compromisso com Ele, e que mesmo que todos fossem embora e somente ficássemos eu e ela, era para obedecermos e não negociarmos seus princípios. De fato, ficamos praticamente sozinhos e recomeçamos tudo. Mas Era Deus no comando e aos poucos Ele começou a enviar pessoas com o mesmo propósito e assim honrou nossa Missão, tornando-a o que ela é hoje.

QUAL É A FORMAÇÃO DE VOCÊS? VOCÊS SÃO PROFISSIONAIS OU FAZEM TEATRO AMADOR?
Fazemos teatro amador, no sentido que não vivemos da atividade, portanto, se não recebemos, não somos profissionais, mas no palco atuamos profissionalmente, se é possível você entender o que digo.


COMO FUNCIONA AS ETAPAS DE MONTAGEM DE UM NOVO ESPETÁCULO DA MILLA?
Cada espetáculo possui suas próprias características de montagem. Procuramos fazer um trabalho em alto padrão de qualidade para que possamos levar o que há de melhor em dramatização a fim de alcançarmos o público com nossas mensagens e sermos úteis a Deus, dando o melhor de nós. Utilizamos para isso os recursos e técnicas de teatro amplamente reconhecidos e buscamos cada vez mais o aprendizado para melhorarmos a cada dia.

QUAIS AS REFERENCIAS ARTÍSTICAS E ESPIRITUAIS DA MILLA?
Não temos referências artísticas, ou seja, não nos inspiramos em nenhuma companhia ou artistas conhecidos. Apenas nossas referências interpretativas você pode creditar a Bertold Bretch e Constantin Stanislaviki. Como referência espiritual, toda a Missão está enraizada em João, 15.


A MILLA ADMIRA ALGUM TRABALHO DE TEATRO CRISTÃO/SECULAR?
Sim. Cristão e secular. No âmbito cristão, podemos citar “Expressão de Amor”, de Maringá-PR, o tão conhecido “Jeová Nissi”, de Ibiúna-SP e “o trabalho incansável do “Arena de Cristo”, do Rio de Janeiro-RJ. Não podemos omitir os seculares de boa qualidade e não apelativos como por exemplo Antonio Fagundes, o saudoso Paulo Autran, a eterna Fernanda Montenegro e tantos outros.

VOCÊS ASSISTEM ESPETÁCULOS TEATRAIS SECULARES?
Por que não? Se não queremos sofrer preconceitos, não devemos ser preconceituosos. Arte é arte. Ainda esta semana assisti “Tribos” com Antonio Fagundes e companhia. Ótimo para aprendermos mais e trazer algo interessante ao teatro cristão ou nossas próprias peças. Peças com mensagens positivas. Agora, assistir peças maliciosas ou apelativas, ah, isso jamais. Nesse caso cabe o testemunho cristão.

EXISTE DISCRIMINAÇÃO COM O TEATRO DENTRO DA IGREJA?
Discriminação por parte da igreja ao nosso ministério, diretamente, não. O que vemos é que alguns líderes eclesiásticos são um tanto ciumentos e temem perder seus membros para nós e, ao invés de usar de autoridade concedida por Deus sobre essas vidas e pastoreio, abusam de autoritarismo (que nada tem a ver com autoridade) e impedem suas ovelhas de servir a Deus com a arte por preconceito ou ciúme.

PRA VOCÊS O QUE DIFERENCIA O TEATRO CHAMADO “CRISTÃO” DO TEATRO CHAMADO “SECULAR”?
O conteúdo da mensagem e, às vezes o comportamento do elenco.

O QUE APERFEIÇOA UM ATOR CRISTÃO?
Tudo. O aperfeiçoamento da técnica e avida espiritual não podem andar separados. Somos um todo. Por isso é mais difícil ser ator cristão, pois é necessário que tenha os dois lados. O teatro secular limita-se na técnica.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS ERROS QUE OS MINISTÉRIOS DE  TEATRO CRISTÃO EM GERAL COMETEM?
Amadorismo em excesso e dedicação sempre com as sobras. Não dão primícias a Deus, de um modo geral. É sempre de qualquer jeito. Ensaia quando pode... se tiver uma festinha falta... não estudam nem aperfeiçoam. Claro que existem exceções, mas o que mais vemos nas igrejas é aquele “teatrinho” sem técnica e sem compromisso. Infelizmente. Pelo menos por aqui rsrsrs.

VOCÊS JÁ SAÍRAM NA MÍDIA?
Inúmeras vezes, pois nossas peças muitas vezes são divulgadas na imprensa e também pelo FESTEV na divulgação.



COMO VOCÊS DIVULGAM O TRABALHO DA MILLA?
Somos avessos à divulgação comercial. Toda semana ministramos em algum lugar e é tudo convite. Claro que temos facebook, fanpage, etc, mas somos contra marketing cristão como se fosse um produto.

QUAL É O TRABALHO ATUAL DA MILLA? É SOBRE O QUE?
A peça “UNIDADE”, um espetáculo épico que relata a necessidade da Unidade da igreja, com base nos textos de Efésios, 4 e Apocalipse 2-3. E também “PERSEGUIDOS”, que retrata a perseguição aos cristãos que se dispõe a pregar o Evangelho aos povos não alcançados, mostrando a violência a que são submetidos, com muita realidade.

ONDE ENCONTRAMOS A AGENDA DA MILLA?
Nossa agenda pode ser vista no site www.millamissoes.org/frameagenda.html. Essa é oficial.

COMO CONVIDAR A MILLA?
É só convidar rsrsrs. Não cobramos cachê. Só transporte, lugar para ficar, alimentação e, caso a Igreja possa nos abençoar com qualquer oferta missionária, bem. Se não puder, amém! Estamos juntos!







QUAIS OS SEUS CONTATOS NA INTERNET?
Facebook (Milla Missões e Millagres – Cia Milla de Artes).
Atualmente: milla_missoes@hotmail.com ou milla@millamissoes.org
www.millamissoes.org






QUAL O LEMA DO GRUPO?
Lema? Não temos um. Servir a Deus com excelência.

DEIXEM UM RECADO PARA OS ARENAUTAS.
Bem, Arenautas. É maravilhoso poder estar sintonizado com pessoas como vocês, que compartilham conosco o propósito de servir a Deus com a arte. É importante estarmos sintonizados e a ARENA DE CRISTO é um veículo importantíssimo para que possamos praticar essa sintonia. Oremos a Deus para que a cada dia estejamos fortalecidos numa unidade pela propagação do Evangelho por meio da arte. Oro pelas bênçãos de Deus a todos nós.

Nenhum comentário: