Confira a Programação de Oficinas Teatrais do 8 Congresso Arena


PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS

MODULO 01 - O ATOR DE TEATRO E MISSÕES 

PALESTRA-OFICINA TEATRO E MISSÕES - 60 MINUTOS
Teatro cristão: será falado a história do teatro cristão e teatro secular, os benefícios de se evangelizar através do teatro e como evangelizar através da arte. Além disso, será feito uma reflexão com os participantes sobre o que os leva a querer fazer teatro.


RAPHAELA RODRIGUES - Advogada, formada pela Unigranrio e integrante há 7 anos do Grupo Teatral Atos 1.8, da Igreja Nova Vida de Caxias. Ministra aula de teatro do I Curso Teatral Atos 1.8. E já participou de congressos de teatro, entre eles o Jovens da Verdade/Terra dos Palhaços.

OFICINA CRIAÇÃO DE PERSONAGENS - 60 MINUTOS
A oficina de Criação de Personagens tem o objetivo de fazer com que os participantes aprendam a criar diferentes tipos de personagens em diversas situações. Durante a aula eles irão ser expostos a criatividade laboratorial e criar situações ligando os seus personagens, que deverão ter características próprias.
ROBERTO DUARTE ALBUQUERQUE - Jornalista, formado pela Faculdade Pinheiro Guimarães, casado, trabalha em assessoria de comunicação. Faz teatro há 7 anos e é líder do Grupo Teatral Atos 1.8, da Igreja Nova Vida de Caxias.

OFICINA SE CONHEÇA COMO ATOR - 60 MINUTOS
O ator em grupo: Como conhecer, confiar, no seu parceiro de cena. O corpo do ator: O ator precisa se conhecer, conhecer seu corpo, o que consegue ou não realizar, para usar em cena. O Ator e sua habilidade sensorial: Toda pessoa é composta de 5 sentidos e de sentimentos que se trabalhados pode tornar de sua encenação algo completamente real.
NÍVEA G. DA SILVA - Cursou Teatro Cristão – Seminário Teológico Batista de Duque de Caxias e Teatro – Cia de Artes Nissi.

MODULO 02 - O CORPO DO ATOR

OFICINA EXPRESSÃO CORPORAL A PARTIR DOS SENTIDOS - 90 MINUTOS
A oficina consiste em um convite à busca da criatividade corporal cenográfica a partir dos sentidos. Sabemos que com nossos sentidos apreendemos o mundo. A partir de vivências de estimulação sensorial, os atores-compositores serão convidados a criar corporalmente tendo como maior inspiração seus impulsos mais íntimos.
JULIANA BONNET - Graduada em Educação Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e graduanda em Licenciatura em teatro na UNIRIO. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral, dança e canto. Leciona aulas de ballet para iniciantes no seu projeto na UERJ, onde oferece aulas gratuitas para a comunidade externa. Foi professora voluntária de teatro na ONG ECOA- teatro social. É atriz e bailarina na companhia cirandeira do instituto de artes TEAR, desde 2006.

OFICINA DANÇANDO COM CRISTO - 90 MINUTOS
A nossa dança é um instrumento para passar uma mensagem, como a canção o é para os músicos. É por isso que a nossa dança deve ser cheia de Deus, deve emanar a pessoa de Deus através de cada movimento. Em nossa oficina vamos aprender a teoria da dança e suas modalidades, a técnica, dança com teatro, como ministrar a dança na igreja e a dança como forma de adoração e evangelização.
PAULA BRAGA - Professora de Educação Infantil, atriz e bailarina. Integrante do ministério de teatro Atos 1.8 e do ministério de dança da igreja de Nova Vida de Duque de Caxias. Formada em ballet e jazz, atua nessa área há 7 anos.

MODULO 03 - O ATOR E O JOGO TEATRAL

OFICINA JOGOS TEATRAIS VIOLA SPOLIN - 90 MINUTOS
O Jogo Teatral tem como Objetivo a preparação de atores ou não-atores para a cena. A Oficina baseia-se nas metodologias da Norte Americana Viola Spolin, seus jogos são fundamentado nas técnicas de interpretação de Stanislavski e Brecht. e na metodologia de Jean Pierre Ryngaert, O Jogo como indutor da encenação. Com o objetivo de trazer o conhecimento destes para grupos de teatro cristão, possibilitando melhor qualidade na atuação e improvisação.
DAYSE VALENTIM - Graduando Licenciatura em Teatro na UNIRIO- Universidade Federal do Rio de Janeiro. Diretora da Cia.Teatral Bezalel desde sua fundação em 2009. Professora de Teatro na ONG CEJA.COM. Contadora de Historia na BIJU- Biblioteca Infanto Juvenil da UNIRIO.

OFICINA O ATOR E OS JOGOS TEATRAIS - 90 MINUTOS
A oficina será divida em dinâmicas pra voz, criatividade, improviso, expressão corporal e facial além de jogos dramáticos.
JOSÉ ALEXANDRE DE OLIVEIRA BARBOZA - Formado pela Jocum Contagem MG 2005. Meart (ministrando evangelismo através da arte), Professor da escola Ecta Jocum 2007. Diretor e ator por 10 anos no Grupo Teatral Vida. Trabalha no programa do governo mais educação com oficinas de teatro e dança. Ministrou oficinas no RJ, MG, Acre, Porto Velho, Mato Grosso do Sul, em Buenos Aires na Argentina na Igreja Restauracion en las naciones e no Peru na Igreja El Nazareno. Atualmente dirige e canta no musical Jesus contemporâneo na cidade de Teresópolis com o grupo Kairos.

MODULO 04 - A MAQUIAGEM COMO EXPRESSÃO

OFICINA EXPRESSÕES FACIAIS - A LINGUAGEM DAS EMOÇÕES - 60 MINUTOS
Paul Ekman é considerado o maior especialista mundial na análise das emoções humanas e expressão das mesmas, principalmente a nível facial. A partir do estudo e pesquisa de seu livro que inspirou a serie “Lie to Me” investigaremos as 7 expressões faciais descritas no livro e sua contribuição para o ator contemporâneo.
LUIZA REGINA REIS - Formada em Propaganda e Marketing, Especialista em Comunicação Empresarial, Publicitária, Coordenadora e oficineira do Ministério Arena de Cristo e produtora do Congresso Arena. Promove e faz teatro dentro e fora da Igreja desde 1994.

OFICINA CROQUI SERVE PRA QUÊ? - 60 MINUTOS
Ensinar na teoria e prática a importância do croqui para a criação de personagens e maquiagem do mesmo. Explicar sobre simetria e assimetria e sua importância na maquiagem.
MARCIA MENEZES - Formada em Maquiagem Cênica e caracterização - EAT Paulo Falcão/ FAETEC. Diretora do departamento de maquiagem e maquiadora Cênica do Grupo Teatral CAEL em Movimento. Atriz e Maquiadora Cênica pelo Ministério Teatral Shekináh IBNF. Professora, palestrante e maquiadora pelo Ministério Arena de Cristo. Maquiadora de Espetáculos Teatrais da Cia Teatro Carioca e Proprietária/Diretora e maquiadora cênica pela Marpuff Makes.

OFICINA CONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM - 60 MINUTOS
Pretendendo abordar a partir da apreciação estética de obras clássicas e contemporâneas, seguindo a Linha de pensamento de Cosntantine Stanislavsky, aprimorada e redesenhada para construção da personagem num composite de indumentária e caracterização. A oficina contará com parte teórica e prática. Desde a apresentação de material usado nos diferentes veículos, cinema , teatro e tv, circo, mímica e pantomima.
ARIEL COHEN - Diretor de Caracterizacao da Record, dirigindo caracterização de cinemas e TV. Seus trabalhos mais recentes foram: Cinema- Minutos Atrás. ( longa. Direção Caio Soh - com Wladmir Brichta, Otávio. Muller e Paaulinho Moska) Aliciada ( longa - ainda em curso ). TV - Novela Pecado Mortal - RECORD. Conselho Tutelar , minissérie estréia em Agosto - Record.
Me disponibilizo a ministrar oficina de maquiagem e caracterização para teatro, cienma e tv.

Caso haja imprevisto com algum oficineiro, esta será a oficina substituta.
OFICINA SUPLENTE
KERIGMA: INVESTIGAÇÃO CÊNICA DE PERSONAGENS BÍBLICOS
Dinâmicas em grupo de montagem e caracterização do personagem visa pesquisa da realidade do ambiente do Personagem bíblico, e do contexto cultural, como também levá-lo a compreender o momentos histórico narrado na Bíblia e os locais e povos envolvidos. Apologética do Personagem: Defender suas atitudes polêmicas, virtudes, capacitação do ator, onde ele vai descobrir através desta investigação, tudo baseado em livros de teologia e História.
FLÁVIO GONZALEZ - Teólogo, professor, ator e coordenador do Arena de Cristo.

#8congressoarena #vempraarena #18deoutubro #soudoteatro#arenadecristo #euvou #voucurtir #voucompartilhar #agentesevenaarena#teatroraulcortez #duquedecaxias #teatromissao #arteecristo

8 CONGRESSO ARENA DE CRISTO
18 de outubro de 2014 - 8º Congresso de Teatro Arena de Cristo
INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 30 DE SETEMBRO: arenacongressos.wix.com/congressodeteatro