ENTREVISTA - O desafio deles é permanecer no palco da vida debaixo dos holofotes do Pai.


Nesta companhia a diversidade é a principal caracteristica e os números inpressionam. São mais de 70 integrantes entre elenco e produção, mais de 20 espetáculos teatrais produzidos, ano que vem eles completam 10 anos de existência e seu principal espetáculo já foi visto por mais de 8500 pessoas. Conheça agora a história desta Companhia que acredita que o  mais importante mesmo é que os holofotes de Deus brilhem em suas vidas. 

Qual o nome da Companhia e o que significa pra vocês?
O nome do Grupo é  Cia Abner que é originário do Hebraico e significa “pai da luz”.  Foi também um grande herói bíblico:
A Bíblia narra o seguinte:
Abner era primo do rei Saul e foi comandante de seu exército (1 Samuel 14.50).
Após a morte de Saul, Abner liderou o exército a favor de Isbosete,
filho de Saul (2 Samuel 2.8-10).
Asael, irmão de Joabe, empreendeu perseguição a Abner, que tentouevitar o combate. Entretanto, diante de sua insistência, feriu Asaelcom a lança e o matou (2 Samuel 2.23).
Abner junta todo o Israel e o submete a Davi (2 Samuel 3.21).
Abner foi assassinado por Joabe. (2 Samuel 3.27).
Sua morte foi lamentada por Davi (2 Samuel 3.28-39).

Vocês são de qual a igreja?
A Cia é composta por cristãos de varias Igrejas em João Pessoa na Paraiba.

Como surgiu a Cia ABNER?
Nascidos em julho de 2001 em culto de Ação Social, na Igreja Missionária do Betel Brasileiro no bairro da Torre em João pessoa.
Assumindo a posição de uma companhia de teatro, com o propósito de  consagração ao Senhor e de engrandecer ao Senhor Jesus Cristo.
Comunicando cativamente a palavra de Deus, através das mais variadas expressões artísticas. Promovendo ou participando de espetáculos.
Atingindo todo tipo de público, utilizando varias técnicas para despertar a curiosidade  nas pessoas. Servindo de impacto e exemplo ao mundo e buscando o aperfeiçoamento profissional.

Quais as peças encenadas?
Inimigos de Mim -Teatro Ednaldo do Egipto / Teatro Santa Rosa / Igreja local
Terra Seca  - Teatro Paulo Pontes
Apóstolos - Teatro Paulo Pontes
Seven Deys (Espetáculo de Dança contemporanea) - Teatro Paulo Pontes
Bíblia the Kid - Teatro Santa Rosa / Acampamento / Igreja Local.
Milagres / Verdadeira Adoração / De que lado você está / Presença de
Jesus / Pressa / Vitória na Cruz / Memórias de Graça / Doutores da
Alegria / Sadú / Mãos Vazias / Dia da Esperança / Carolina / Filho
Pródigo / O Bom Combate / Jesus é Real / Salomão / Natal no Tribunal /
Princesa
  - Igreja Local / Acampamentos / Igrejas Diversas.
CASA DO JULGAMENTO – (Estamos no quinto ano de apresentação)
Texto – Colisão
Texto - Onde há fumaça ha fogo
Texto - A ultima Volta
Texto - 59 minutos
Texto - Rede de Mentiras
Espaço Cultural – José Lins do Rego – João Pessoa/pb.
O PEREGRINO  - Teatro do Sesi / Cine bangue / Igrejas Local.

Conte curiosidades sobre o grupo.
A diversidade é a nossa maior condição curiosa, trabalhamos com dança, teatro, musica, técnica circence e tantas outras loucuras abençoadas que sempre nos levam a adorar e servir a Deus. E esta diversidade tem atraído muitas pessoas para compor a CIA ABNER, não apenas atuando mas também assistindo os espetáculos. Na ultima apresentação da Casa do Julgamento 2010 em oito dias tivemos um publico de mais de 8500 pessoas. Maravilhoso, nos sentimos alegres por Deus nos usar com tantas diversidades e com graça. A Ele a Gloria.

Qual foi o momento mais difícil para vocês? O que vocês aprenderam com
esta experiência?
Difícil foi perceber que vários grupos de teatros de varias igrejas em João Pessoa estavam desfacelando a cada dia. Quando percebi essa terrível realidade orei, e perguntei a Deus no que poderia ser útil para sua obra. Foi quando começamos a promover reuniões com algumas pessoas de diversos grupos, daí começamos a buscar em Deus e em pesquisas capacitação. E Deus a cada dia se revelava de maneira
surpreendente, trazendo conhecimento, desenvoltura e graça. Assim montamos vários espetáculos. Se fundamentava ali a CIA ABNER, onde os participantes voltavam para suas igrejas e Gloria a Deus, lá eles se tornavam lideres de jovens, lideres de teatro, lideres de dança, atuantes na obra de Deus. O mais importante ainda estava por vir. O
Caráter de cada um era moldado por Deus. Aprendemos que a visão humana nos mostrava grupos de teatro desfacelados, mas a visão de Deus nos mostrava vidas desestruturadas. Deus não vê como vê o homem. Ele vai mais alem. “O alvo da arte é atingir o coração das pessoas com a verdade da cruz”.

Qual foi o momento mais marcante da historia do grupo?
Foi na CASA DO JULGAMENTO 2009 – quando tínhamos alvos para atingir, meta de números de espectadores, metas financeiras, mas principalmente uma meta de 2.500 espectadores que ainda não tinha tomado uma decisão por Jesus. E como estávamos ansiosos para ver o milagre de Deus naquele ano.
E no ultimo dia de apresentação percebemos que tínhamos uma boa chance de atingir todos os alvos. Compramos os fogos para celebrar, fizemos faixa adorando a Deus, premio para a pessoa N. 2.500. E ao som dos fogos, percebemos que todas as expectativas tinha sido alcançadas.
Todos os 70 atores esperavam por este momento. Como nos alegramos. Até as cenas que estavam acontecendo naquele momento foi interrompida por  lagrimas de alegria e barulhos de jubilo pelos próprios atores. (Claro que retomamos todas as cenas e  explicamos ao publico o que estava acontecendo, afinal, o show não pode parar). Como ficamos alegres em  ver a vontade de Deus se concretizando em nossos projetos, que na
realidade era o projeto Dele.

Qual é a formação de vocês?
Boa parte da Cia ja tem DRT - já é profissional, mas a cada montagem recebemos e incluímos na Cia pessoas amadoras que estão sendo capacitadas e direcionadas para o profissionalismo.

Vocês já participaram de festivais e mostras de teatro?
Festival não. Amostra sim. Sempre somos convidados para montar aberturas e
participar de shows e eventos na cidade.

Vocês têm o habito de fazer curso de capacitação e aperfeiçoamento em
teatro? Qual e onde?
Habito não. Mas já fizemos curso de capacitação na escola de Artes no
Rio de janeiro chamada Vita vision. E atualmente com Luiza Regina do
Arena de Cristo.

Vocês já ganharam prêmios? Quais?
Já fomos cotados para ganhar um premio de reconhecimento pela Câmara dos Deputados de João Pessoa pelos serviços educacionais prestados a comunidade através dos espetáculos teatrais.

Vocês já saíram na mídia? (impressa ou virtual) Qual?
Já sim, Jornal, Radio e TV.

Tv Cabo Branco

Aldo Galdino

Qual é o trabalho atual? É sobre o que?
O espetáculo teatral “O PEREGRINO” é uma adaptação do livro de John
Bunyan e do filme de John Hage.
O Espetáculo é uma alegoria da salvação e da caminhada cristã. O cristão Peregrino e seus companheiros encaram vários obstáculos na longa jornada da vida, a partir da Cidade da Destruição rumo a Cidade Celestial. Traz a tona os dilemas existenciais e as artimanhas maliguinas. Além da historia fascinante, o texto nos leva a observar bem que existe uma recompensa para aqueles que atendem a voz e o chamado do Deus de toda Graça. O céu.


Como fazer para convidá-los para uma apresentação?
Atraves do email: ciateatroabner@hotmail.com

Como podemos encontrar vocês na internet?
Casadojulgamentojp.com.br

Qual o lema do grupo?
“Fazer teatro é vestir a roupa do personagem e abençoar outros”

Deixem um recado para os arenautas.
O grande desafio da vida é permanecer no palco da vida no centro dos holofotes do Abner. (Pai da Luz=Deus)