ENTREVISTA - Ministérios de Teatro, Dança e Louvor numa fusão? Eles dizem sim! É possivel!


Eles são de Curitiba e utilizam-se de um nome ousado, pois querem mudar a sua cidade natal e até mesmo da sociedade brasileira. E porque não? Conheça agora a história desses artistas cristãos que conseguem conciliar o Ministério de Teatro com o de Dança num mesmo propósito e vão alem... pretendem ter sua própria banda!



Ministério Unção de Arte - MUDAR




Porque o nome do grupo é esse?
O Ministério Unção de Arte – MUDAR, tem este nome, porque acreditamos no chamado de Deus e na a diferença da Arte de qualidade e com engajamento, feita com a Unção de Deus. Pensamos que esta combinação causa uma mudança na sociedade. Assim, adotamos a pouco tempo a Logomarca MUDAR . Acrescentando ao nosso nome ainda maiores significados. Queremos MUDAR muita coisa em nossa sociedade.

Vocês são de qual a igreja?
Igreja Evangélica Templo das Águias – SEDE

Qual a cidade e estado de vocês?
Curitiba - PR

Como nasceu o grupo?
O Ministério teve origem à mais ou menos 12 anos atrás. Como Grupo Unção (Teatro) e outro grupo SPM (Dança). A 4 anos, unimos estes dois grupos, fundando assim o MUDAR – Ministério Unção de Arte. No momento com uma equipe de 10 pessoas e dança com 9 pessoas. Temos projetos para uma banda futuramente.

Qual a data da fundação do grupo?
Foi dia  06/Maio/2007 que consolidamos esta formação que estamos hoje.

Conte um pouco da historia de vocês.
Haviam dois grupos de Arte em nossa igreja. Um específico de dança e outro de teatro, que já tinham alguns anos de caminhada. Os lideres desses grupos entenderam que ambos almejavam o mesmo objetivo. Evangelismo e Arte. E dentro disso pastorear pessoas que se tornariam artistas cristãos influentes e com consciência de seu papel no reino e na sociedade!Com paixão pelas pessoas e com compromisso com Deus.

Quais as peças encenadas?
Dos últimos quatro anos, cito as maiores: Passaporte, O Coração, Ressurreição,Não é um conto de fadas, Porquescomédiricity – Uma comédia Musicada, A Noiva e Arquivo. Fora esquetes e intervenções.
A Cia de dança já montou e apresentou várias coreografias, entre elas: Mudar, Colors e Vem ver a cena. Fora, as inseridas em peças teatrais.

Vocês recebem apoio ou patrocínio de algum órgão?
A maior parte do patrocínio que recebemos vem do nosso bolso mesmo (risos), e alguns eventos ou apresentações que nos ofertam uma ajuda de custo. E agora começamos a produzir alguns materiais de divulgação, que esperamos nos ajudar na captação de recursos.

Qual foi o momento mais difícil para vocês? O que vocês aprenderam com esta experiência?
Os momentos mais difíceis pra nós foram as trocas de liderança. Elas sempre foram complicadas e desestabilizaram a equipe. Esta experiência nos mostrou que não somos donos de nada. Que apenas executamos e servimos. E o que Deus estabelece, só acaba se for da vontade Dele.

Qual foi o momento mais marcante da historia do grupo?
Os momentos marcantes são muitos. A cada conquista, celebramos com muita alegria. A Primeira Mostra de Arte, o prêmios e as viagens. Mais o que mais nos marca sempre são as pessoas tendo a vida transformada depois de uma ministração realizada pelo MUDAR.

Qual é a formação de vocês? Vocês são profissionais ou fazem teatro amador?
Digo que nossa arte é amadora, apenas porque não vivemos financeiramente dela e por nosso tempo ser restrito para uma dedicação maior. Mas buscamos capacitação como um profissional de arte necessita e encaramos nossas produções assim também.

Vocês já participaram de festivais e mostras de teatro?
Sim. No meio secular e também no cristão e os produzimos também. Fizemos duas Mostras de Arte (2008 e 2009) que teve um público de aproximadamente 350 pessoas.

Vocês têm o habito de fazer curso de capacitação e aperfeiçoamento em teatro? Qual e onde?
Bom, eu sou formada em Teatro e fiz vários cursos no meio secular na área. O líder da Cia de dança (Guarino Faustino) tem vários curso, em diferentes estilos de dança. Os componentes do Ministério tem cursos rápidos em algumas escolas de teatro e de dança de Curitiba. Além disso participamos com freqüência de dois acampamentos cristãos que ofertam cursos  - Acampeteatro/Ctba  - PR e Acamparte/Maringá - PR .

Vocês já ganharam prêmios? Quais?
Já temos algum tempo de caminhada e participamos de muitas coisas. As mais recente são: Primeiro lugar o festival de dança na igreja 16º Quadrangular- CTBA – PR. E o Festival de Teatro de Colombo – CTBA: Espetáculo adulto de melhor maquiagem, com a Peça: Porquescomédiricity – Uma comédia musicada.

Vocês já saíram na mídia?
 Eu (Nádia Santos) já dei duas entrevistas para um programa de TV Local (Abençoando o Paraná). Temos um canal no youtube com alguns videos nossos também.

Quem é o atual líder do grupo?
Sou eu. Nádia Santos. Líder Geral e da Cia de teatro e o Guarino Faustino, líder da Cia de dança.

Qual é o trabalho atual? É sobre o que?
O trabalho atual é uma peça chamada ARQUIVO. É a história de um jovem de 27 anos que tem uma experiência sobrenatural com Deus, onde é revelado todos os seus arquivos, os seus segredos. Nesta peça temos musica ao vivo um vídeo de prólogo e uma coreografia especifica que prepara o espectador para a compreensão da história.
Estamos trabalhando também algumas coreografias com passos mais sofisticados e de difícil execução. Para posteriores apresentações.

Como fazer para convidá-los para uma apresentação?Qual é o e-mail de contato direto com vocês?
Entrar em contato com o e-mail mudarctba@gmail.com ou Twitter @MUDARctba. Alias, sigam agente! (risos). E conversaremos caso a caso.

Qual a agenda do grupo apara os próximos meses? Alguma apresentação agendada?
Vamos participar do Acamparte 2010. Evento de Arte cristão na Cidade de Maringá-PR. Apresentaremos lá uma cena de manipulação de muppet e uma coreografia de Dança de Rua.
Em Dezembro temos o compromisso com nossa igreja local e realizaremos uma cantata de Natal.

Onde podemos encontrar vocês na internet?
Vocês podem nos encontrar nos seguintes canais:
Twitter: @MUDARctba

É verdade que em breve vocês irão lançar o seu  blog?
Logo teremos nosso Blog. Ta saindo do forno. Com umas idéias bem bacanas. Fiquem ligados no Twitter que avisaremos.

Qual o lema do grupo?
Não é bem um lema. Temos um versículo como base da nossa ação enquanto artistas cristãos, que é: Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. 1 Coríntios 9:22

Deixem um recado para os arenautas.
Teatro é uma arma. Uma arma muito eficiente. (Augusto Boal)
O recado que eu deixo é que cada artista cristão utilize desta arma, não apenas o teatro, mas a dança, a música a arte visual, o vídeo para alcançar aqueles que entenderão a mensagem do evangelho através dessa estratégia que é a arte. E que sua vida seja um testemunho da alegria e do amor do senhor. Porque assim, mesmos se de sua boca não sair nenhuma palavra, sua vida impactará aqueles que te assistem em algum palco deste mundo! Valorize o dom e o talento que Deus possibilitou que você tivesse para acrescentar no reino.