ENTREVISTA - MINESTAC, os Mosqueteiros pós-modernos do Teatro Cristão!

O Desafio de fazer uma montagem com integrantes que nunca haviam feito teatro. Perceber com o passar do tempo que muitos integrantes estavam apenas empolgados e não comprometidos com o Teatro. Entre batalhas e batalhas, eles se preocurpm em aprender e estudar teatro. Conheça essa história que narra  lutas e um futuro promissor. MINESTAC – Ministério Arte e Cristo pelo olhar de seu diretor, Caio Lopes.



Porque o nome do grupo é esse?
MINESTAC – Ministério Arte e Cristo. Na verdade, a abreviação correta deveria ser MINISTAC, porém a substituição do IS pelo ES no meio do nome representa o Espírito Santo (ES).

Vocês são de qual a igreja?
Todos os integrantes do MINESTAC  são da Igreja do Evangelho Quadrangular.

Final da apresentação em nossa Igreja
Qual a cidade e estado de vocês?
Somos do Lins – SP estamos entre Bauru e S. J. do Rio Preto.

Como nasceu o grupo?
Nasceu em um sonho de Deus, plantado no meu coração, eu já havia feito teatro fora da igreja, e fora um projeto acirrado, pois dos 26 integrantes de início nenhum havia feito teatro antes, porém todos vieram aprender e assim Deus os capacitou.

Qual a data da fundação do MINESTAC?
Foi fundado no dia 17/02/2008, e no ano de 2011, no aniversário de 3 anos iremos presentear a igreja com nosso primeiro DVD, que contará com uma peça: Joelho No Chão, Jejum e Oração e duas esquetes, ainda não escolhidas.

Esquete Infantil para o Dia das crianças
  
Conte um pouco da historia de vocês.
Em meados de 2007, quando o futuro diretor colocou no Data Show o convite do início de um grupo de teatro, muitos o procuraram e até participaram da primeira reunião, porém nem todos permaneceram pois não tinham a visão de teatro, preferiam aquela coisa pobre que é conhecida como teatro de igrejinha. Foram 6 meses de preparação de uma apostila de iniciação ao teatro cristão antes de começarem os trabalhos, para somente depois de pronta acontecer a primeira reunião onde foi apresentado o projeto a realizar. Conhecer o que é teatro primeiramente, depois, saber usá-lo de maneira que agrade a Deus, e depois sim, subirmos nos palcos (altares) da vida e dar a cara às tapas. Desde aquela época, Deus vem fazendo a diferença em nossas vidas, somos um grupo chato, muitas vezes digo, a continuidade é um principio do mesmo, quando se acaba um trabalho, se começa outro e quando não há, fazemos oficinas e estudos técnicos, assim vem sendo o Arte e Cristo nos dias de hoje.

Quais os principais trabalhos do MINESTAC?
Ensaio peça Joelho No Chão, Jejum e Oração
Trabalhamos até hoje com 2 peças, Joelho No Chão, Jejum e Oração (2009), onde conta a história de um recém formado pastor, que durante a peça percebe que o ministério não é fácil, inclusive no momento de maior prova na vida dele, onde surge a missão de expulsar uma legião de demônios de uma desviada, a comédia é contada por um anjo (americano) que o auxilia de maneiras inusitadamente engraças a orar e jejuar pela causa. 

Nossa segunda peça, onde estamos trabalhando ainda (fase de criação do roteiro), chama-se “Prova de Fé” (2010) e é uma de nossas surpresas.
 
Qual foi o momento mais difícil para o MINESTAC?
Foi em nosso primeiro trabalho (peça) tivemos de montar uma apresentação que media 1h20m em apenas 3 meses de ensaios, foram 80 horas de trabalhos, com ensaios que chegaram a durar 6 horas por dia, de manhã e de tarde. Aprendemos através desta que a necessidade espiritual quando suprida ajuda e muito na necessidade técnica, pois éramos 99% de leigos em artes cênicas fazendo um trabalho amador, detalhe, com uma média de idade de 12 à 16 anos. Isto foi realmente uma prova de que quando se quer, pode-se.


Qual foi o momento mais marcante da historia do MINESTAC?
Creio que foi a inserção das práticas técnicas, introduzimos a Realidade Espiritual de Stanislavsky em 2008 ainda, quando eu, sendo o diretor fui a Campinas – SP, à um treinamento com o Jeová Nissi, foram mais de 50 horas de curso, que mudaram a visão do MINESTAC após este momento, nos tornamos mais técnicos com isso, deixamos de ser totalmente leigos.

Vocês são profissionais ou fazem teatro amador?
Não somos profissionais e nem amadores ainda, digo que somos amantes destas artes, de todos hoje, os de mais experiência somam de 5 a 10 anos de prática ao teatro, porém são somente 2 pessoas.

Quais os apoiadores que o MINESTAC gostaria de lembrar aqui e agradecer?
Queremos agradecer o apoio que sempre recebemos das irmãs da cozinha quando fazemos algum evento. Também recebemos apoio em nossas produções, das Empresas Calegari Silk, do irmão Alessandro, da Óleo & Óleo, onde começaremos um projeto ambiental juntos e da EMAF Produções, do irmão Edison, o qual faz nossas filmagens e edições, ambas de Lins – SP. Além disso, os integrantes do grupo tem um compromisso contribuir mensalmente com uma quantia para as despesas que todo grupo de teatro tem.

Vocês já participaram de festivais e mostras de teatro?
Infelizmente nossa região é pobre ainda na organização deste tipo de evento cênico, planejamos um dia montarmos um, e teremos a ilustre presença da teatróloga Luiza Regina Reis, Líder do Arena de Cristo! (risos) Até 2012 desejamos realizar este projeto.

Vocês têm o habito de fazer curso de capacitação e aperfeiçoamento em teatro? Qual e onde?
Temos sim, realmente investimos neste quesito, já participamos de um Encontrart (Min. Jeová Nissi) e este ano enviaremos um membro ao Acamparte de Maringá da Cia Expressão de Amor, onde o foco será o Clown e os palhaços de hospitais.

Tali, nossa maquiadora.
Quem é o atual líder do grupo?
O entrevistado! (risos) Caio Lopes.

De que se trata a nova montagem Prova de Fé?
Em fase de término do roteiro, o trabalho atual é PROVA DE FÉ, que faz um paralelo da história de Jó, com os tempos de hoje. A narrativa conta sobre um grupo de pessoas de fé e perseverança que Deus permite que desgraças -  como a de Jó  - aconteçam na vida deles, será que seríamos firmes nos tempos de hoje?

 

Como fazer para convidá-los para uma apresentação?
Acessando o blog www.arteecristo.blogspot.com ou enviando um e-mail a arteecristo@uol.com.br.
Temos um projeto de esquetes maravilhosos pra ocasiões de viagens: “Triálogos Divinos” onde proporcionalmente lota um carro pra fatores de economia!(risos)



Qual a agenda do grupo apara os próximos meses?
Por enquanto somente esquetes, todos os meses são apresentados em nossa igreja, a peça Prova de Fé está marcada para o carnaval de 2011.

Vocês participam de alguma rede social?
Temos uma comunidade no Orkut, por enquanto só! Temos nos pronunciado pouco ultimamente nas redes.

Qual o lema do grupo?
Um por todos e todos por Deus.


-->
Deixem um recado para os arenautas.
Pessoal, somos novos na área e temos muito ainda a aprender, tenho certeza que o site que você está visitando neste exato momento pode te dar o melhor suporte para seu ministério e dom. Um forte abraço arenautas e Arena de Cristo por mais uma brilhante ferramenta.