Escolhendo o nome do grupo de teatro

Um nome às vezes expressa o que uma pessoa é ou poderá ser. Além disso, um nome pode ser uma concepção divina.
Pode surgir pela vontade de Deus.


O próprio Deus escolheu e trocou o nome de muitos de Seus filhos, por outros nomes que expressavam seu plano para a vida de cada um deles. Até deu para si um nome que nós, humanos pudéssemos o chamar: IAVÉ. E também escolheu um nome humano para Seu filho celestial.

“ e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles... e ele será chamado pelo nome de Emanuel que quer dizer Deus Conosco.”
Mateus 1 21-23

O próprio Deus mudou o nome de diversos homens e mulheres, como descreve as páginas da Bíblia Sagrada. Então, o nome de alguém ou alguma coisa, deve ser algo realmente importante e significativo. Alias, todas as coisas e tudo têm um nome não é mesmo? E escolha de um nome para o grupo de teatro, acredito eu, é uma tarefa de responsabilidade espiritual.

Agora, sim. Chegou a vez do seu grupo. Está procurando um nome que expresse o que é seu grupo? Um nome que seja “o” nome, que faria os seus corações se alegrarem quando olhassem uns nos olhos dos outros e pensassem “sim, nós somos o que esse nome diz!”. Um nome que pudesse fazer você sentir no íntimo do coração “Eu faço parte disso!”. Um nome que expresse vocês. Um nome que é a cara de vocês? O seu jeito de ser. Que demonstre seu propósito e missão aqui na terra?

Se eu fosse você, o que eu faria para escolher um nome para meu grupo?

1 – Oração a Deus, para me ajudar nessa situação

2 – Eu sento com meu grupo e dou inicio a um exercício de criatividade chamado “Brainstorm”, ao pé da letra significa, Tempestade na mente. Tempestade de idéias. Como executar?
 - O líder precisa assumir esse papel de ser o orientador desse processo.
 - O líder deve explicar ao grupo que irão pensar e falar em voz alta todas as idéias de nomes que surgirem. Deixe as idéias fluírem.
- Explique que é proibido criticar as idéias dos outros.
- É proibido manifestações do tipo risinhos e deboches.
- Anotem todas as odeias de nomes que surgirem.
- Ao final, certamente irá surgir algo interessante. Um nome que mescle tudo que foi dito. Um nome que sairá “literalmente” de dentro de vocês - “a boca fala do que está cheio o coração”.

3 – Nem é preciso dizer que é legal optar pelo nome que expressa mais a missão do Grupo.

4 – Pode-se também pensar em nomes hebraicos e Gregos.

5 – Nomes bíblicos – mas cuidado com o significado. Nem todos os nomes descritos na Bíblia têm bons significados.

6 – Títulos de Livros e versículos. Exemplo “Grupo Teatral Atos 2”.

Bem gente, não existe formula mágica, é claro. Existe a busca. Somos cheios do Espírito Santo e certamente, Deus agirá a favor do grupo e trará um nome lindo que expressará a vontade Dele e Sua unção em nossos ministérios.

E qual o nome do seu grupo? Deixe um comentário no post!




Até a próxima.
---------------------------------
Luiza Regina Reis
luizareginareis@bol.com.br
Diretora do Ministério Arena de Cristo.

Nenhum comentário: